Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

TPM: loucura das mulheres

Crise comum entre 75% das mulheres, a TPM (Tensão Pré-Menstrual) é pouco compreendida pela maioria dos homens, e por muitas de nós, mulheres. Mas que ela existe é fato, e já que é um incômodo que vai de suportável a desejo de assassinato, achei interessante pesquisar mais sobre a dita cuja e postar algumas informações.

Para começar, a TPM não se apresenta de uma maneira universal, quem sabe por isso é pouco compreendida. Ela é mascarada de 'n' maneiras. Eu, por exemplo, sofro de sentimentalismo ao extremo. Cerca de duas semanas antes de descer minha menstruação, entro em depressão profunda. O engraçado é não perceber, nessa hora, que a crise é causada pela tensão. Depois, quando minha mente entra nos eixos, vejo que todo o sentimento de inutilidade, baixa auto-estima e falta de confiança na vida é fruto dos distúrbios hormonais que afetam o sistema nervoso central pouco antes da menstruação.

Que fiquem sabendo alguns incompreensivos cidadãos do sexo masculino, a TPM não é nenhuma frescura ou manha, ela é fisiológica. A ciência ainda não comprovou muita coisa, mas pesquisas indicam que em casos intensos, a TPM afeta as endorfinas, substâncias hormonais que causam prazer, e o principal neurotransmissor responsável pelas emoções, a serotonina.

E não adianta simplesmente dizer para as afetadas que elas têm que esquecer os problemas. Os tratamentos para a TPM precisam de muita dedicação, e eles são relacionados com a alimentação, devido à carência de alguns nutrientes durante os dias de tensão, alguns exercícios físicos também podem ajudar e certos anti-concepcionais. Mas o melhor mesmo é conversar com um ginecologista de confiança. Esta semana mesmo eu vou lá.

Abaixo os principais sintomas da TPM. Algumas mulheres podem ter somente um e outras apresentar vários deles, sendo nesses casos, extremamente perigoso para a segurança de pessoas próximas, qualquer tipo de provocação ou mesmo de intimidade... rsrsrsrsrs

1.depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
2.ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
3.fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
4.raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
5.diminuição do interesse pelas atividades habituais;
6.sensação de dificuldade de concentração;
7.cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
8.acentuada alteração do apetite;
9.distúrbios do sono;
10.sensação de estar fora do próprio controle;
11.inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
12.dor de cabeça;
13.dores musculares;
14.ganho de peso ou sensação de inchaço;

Fonte: Site Gineco

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. kkkkk, aqui em casa eu nao sei se sou eu ou o anzeba que sofre mais com minha tpm,kkkkk bjus

    ResponderExcluir
  2. Sim, acho que eles sempre sofrem mais... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. ai amiga eu infelismente tenho todos esses sintomas, ninguem merece.as vzs nem eu me aguento. e o pior que e coisa seria mesmo. e vc nos ajuda muito com suas dicas... obrigada beijoss.

    ResponderExcluir
  4. EU TBM TENHO TODOS!!!!KKKK
    oBRIGADA MÁRCIA


    MARINA ALBUQUERQUE

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!