Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Celular se torna fundamental para a vida das crianças

Fiz essa em 2006. Tem umas informações interessantes. Dá uma olhada! Acrescentem 3 anos a mais para as datas e idades... rsrsrs

Há quem acredite que o celular, em posse das crianças, gere mais segurança aos pais. Há quem pense que o aparelho de telefonia é só para adultos. Mas o que não se pode negar é que cada vez mais pais e mães se preocupam em comprar celular para seus filhos. A dona-de-casa Alessandra Marques Chechetto de Tubarão é um exemplo. Ela deu o primeiro celular a seu filho Nicolas quando ele tinha 10 anos. Hoje com 12, o garoto já se acostumou com o aparelho. “Hoje em dia, eu acho extremamente importante que a criança tenha um celular, isso leva mais segurança para ele e para as mães. No mundo onde vivemos, é preciso que a mãe saiba onde e com quem o filho está, e o celular facilita esse contato”, afirma Alessandra.


Já a estudante de Pedagogia da Unisul de Tubarão Anita Daniel Fernandes acredita que a criança que tem celular está precocemente se tornando adulta. Ela observa esse fato com alguém de sua convivência. Sua irmã Bruna de 12 anos tem o aparelho há dois e o usa, principalmente, para mandar mensagem para suas amigas. Segundo Anita, o fator que mais a fez desejar o aparelho foi a febre do momento. “Eu não concordo com o fato de a criança ter celular. Os pais acreditam que podem ter mais segurança quando compram um para o filho, mas geralmente a criança desliga ou ignora o aparelho quando a mãe ou o pai liga. A segurança não é uma boa desculpa”, assegura Anita.

Mas, afinal, quais são as conseqüências que o contato com o celular pode causar na criança? Ainda que haja divergência de idéias na sociedade acerca desse assunto, o aparelho tem suas vantagens, no entanto, ele precisa ser usado com moderação. O maior problema que se pode enfrentar com o celular é seu uso excessivo. O segredo para que ele seja algo benéfico para as pessoas, inclusive para as crianças, é controlar seu uso. “Os pais devem orientar os filhos a respeito de como utilizar o aparelho. As crianças precisam saber qual é a hora de usá-lo e de desligá-lo”, afirma a Psicóloga de crianças e adolescente Maria da Glória Martins Pacheco que atende seus pacientes no centro de Tubarão.

Algumas das vantagens existentes nessa relação do aparelho com a vida da criança são a aproximação de pais e filhos, a facilidade de se aprender a lidar com as tecnologias que surgem a cada dia e o desenvolvimento de habilidades e relacionamento com o mundo. Como afirma Maria da Glória, “o celular só gera problemas se a criança deixar de fazer outras atividades vitais por causa dele. Caso contrário, é algo normal, porque a criança também precisa se enquadrar com as tecnologias do mundo”.

A pequena Brenda Liser de 10 anos ganhou um celular de sua mãe, Stella, depois que se perdeu em um ponto de ônibus. Foi um grande susto para ambas. Depois disso, o celular se tornou extremamente importante para a comunicação de mãe filha, e novos desencontros e preocupações foram evitados.

Professores do Ensino Fundamental já tiveram problemas com alunos por causa do aparelho. A professora Carla Marcelino, que dá aulas para crianças de primeira à quarta série no Colégio Dehon em Tubarão, conta que logo que a moda do celular começou a se expandir para a infância, alguns professores notaram um comportamento estranho em uma de suas alunas que, na época, tinha 10 anos. “Ela estava sempre triste e ninguém sabia o que era, aos poucos começou a se isolar e logo descobrimos o motivo. Ela era a única que não possuía celular na turma e esse fato era pretexto para que seus colegas zombassem dela”, relata. Depois desse fato, a escola proibiu que os alunos entrassem em sala de aula com o aparelho. Caso isso aconteça, ele é recolhido pela direção e só pode ser retirado pelos pais do dono.

Para Carla a criança só tem necessidade de possuir um telefone celular quando mora longe da escola ou por motivos realmente relevantes. Ela acredita que na maioria das situações as crianças desejam o aparelho por causa da moda e não pela sua função. “Sem dúvida, o celular é um modismo desnecessário. Para as crianças, ele tem muito mais valor material do que funcional”, ressalta a professora.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Esse depoimento dessa tal de Anita tá meio atrasado, hahahahahah
    Não mudo minha opinião, mas acrescentaria até algo mais.

    Bjoca Xica, que saudades de vcs

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!