Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Filme: O Grande Truque


Apesar de pouco aclamado, O Grande Truque quase sempre entra para a lista de favoritos quando assistido pela primeira vez. Por isso digo que às vezes não consigo entender por que determinadas produções não concorrem ao Oscar na categoria de melhor filme. O Grande Truque é um bom exemplo. Não conta somente com uma história originalíssima e excelente atuação de Hugh Jackman e Christian Bale, mas traz elementos que chamam a atenção do espectador do início ao fim.

Dois grandes amigos, que dividem um talento em comum, trabalham lado a lado e encantam o público executando incríveis truques de mágica. Mas essa parceria dura pouco depois que um episódio fatal os torna rivais. Agora, o principal trabalho dos dois é descobrir o segredo um do outro, além, é claro, de uma mútua tentativa de levar o rival ao fracasso. O problema disso tudo é que aos poucos ambos começam a acabar com as próprias vidas e afetar a de pessoas amadas. Ainda assim, o segredo na execução perfeita das mágicas é mais importante, o que faz com que o espectador quebre a cabeça durante toda a trama na tentativa de descobrir como determinados truques são realizados.

Um dos filmes mais imprevisíveis que já vi. O espectador, em casos assim, geralmente assiste ao filme pelo menos duas vezes. A primeira vez para descobrir qual é o segredo da trama, e a segunda para novas leituras, analisando em que momentos o truque foi apresentado na história, mas que, a priori, passou despercebido por não ter sido revelado, tendo o público esperado até o final para descobrir.

Gosto muito de filmes inteligentes, em que é necessária uma atenção redobrada para que nenhum detalhe passe despercebido e para que a história seja verdadeiramente compreendida. Outro exemplo de filmes assim é O Sexto Sentido, que embora seja surpreendente somente na primeira vez em que é assistido, sempre atrai por não ser meramente um produto para arrecadar, mas uma história inteligentemente planejada e escrita, com o objetivo de entreter e fazer o público pensar.

Minha Nota para O Grande Truque: 10,0

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Gostei muito do filme, especialmente do Hugh Jackman, de quem sou fã de carteirinha.

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!