Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Livro: Operação Cavalo de Troia

Estou despendendo espaço demais para filmes. Minhas críticas estão se estendendo muito pouco para livros. Por isso, hoje vou falar um pouquinho sobre uma obra fictícia que encantou muita gente em todo o mundo e fez tanto sucesso que instigou o autor a dar sequências exaustivas à história.


J. J. Benítez narra em Operação Cavalo de Troia a missão de um cientista que voltou no tempo dois mil anos e acompanhou de perto os últimos dias de vida de Jesus Cristo, registrando detalhes que de outras formas, senão por testemunho ocular, seriam bem complicados de ser descritos. Provavelmente foi esse fato que fez o autor ganhar tantos fãs.

É claro que essa é uma história de ficção, mas muita, muita gente mesmo crê que de fato esse cientista foi com sua máquina do tempo, apelidada de berço, até o ano 33 d.C. e vivenciou de perto tudo o que o Filho de Deus sofreu. O que eu posso dizer? Não acredito na veracidade dessa narrativa, ou melhor, no fato de o cientista ter voltado no tempo e tal, porque muito do que foi narrado no livro é fidelíssimo às histórias contadas na Bíblia. No entanto, o livro é muito bom por vários motivos: primeiro por ter estimulado a fé de seus leitores, depois por ter contado detalhes da história e dos costumes do povo da época, sendo muito fiel aos relatos de outros estudos mais aprofundados das Escrituras Sagradas, e da história daquele local e daquela época, e terceiro por ter descrito a grandeza e a divindade do Salvador da maneira respeitosa como deve ser feita, além de outros aspectos que não valem a pena ser expostos aqui, mas sim degustados pelos próprios leitores. Só não posso deixar de mencionar que o autor viaja em alguns acontecimentos e modifica de uma forma até mesmo incoerente fatos que já são naturalmente sobrenaturais. Como li só o primeiro e já faz tempo, vou opinar apenas a respeito do primeiro volume da série.

Minha nota: 8,0

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Meu pai tem/tinha esse livro. Nunca o li, mas agora fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  2. È simplesmente a nmelhor História que ja li a respeito da vida de Jesus,no minimo vocês vão adorar.

    ResponderExcluir
  3. Estou no oitavo livro, o primeiro peguei emprestado, o segundo eu comprei, passei alguns anos desinteressado,até que um amigo me disse por acaso (?)que seu pai tinha uma coleção de livros, perguntou se eu gostaria de ler, perguntei qual o nome e ele disse OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA e foi assim que cheguei ao ler todos os livros.

    Concordo em parte com a sua opinião, mas não sou tão cético assim, é claro que a estória é IN CRÍ VEL, mas não posso afirmar veementemente que é tudo ficção, a dúvida fica.
    São muitos detalhes, na sua maioria chatos e desnecessários, mas quando trata da vida do mestre e de sua mensagem, são muito interesssantes e coerentes com tudo o que li até hoje, tanto da biblia quanto de alguns teólogos, sem contar que a maioria das novidades tecnológicas citadas no livro estão ao nosso alcance hoje e algumas são de uso comum.
    Para finalizar quero deixar escrito um texto que li em um livro que não me lembro mais o nome, mas o texto ficou : Imagine se você vivesse em um planeta totalmente de pedra e alguém dissesse ou você lesse em um livro, que existe uma coisa pequenina do tamanho de um botão ou menor, que se chama semente e que quando jogada no chão,com a adição de água, esta se transforma em algo que se chama árvore, esta fica enorme a ponto de você descansar em baixo dela e ainda por cima esta árvore dá frutos, você acreditaria nesta estória vivendo em um planeta de pedra ?. Pois é, acho que nossa percepção é totalmente afetada pelo meio, pelo que acostumamos chamar de realidade,como dizia o velho Jesus quem tiver ouvidos para ouvir, ou imaginar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gilberto de novo... hehehe... Concordo com você em quase tudo, inclusive com a analogia que você escreveu. Eu sou da opinião que tudo é possível, que Deus é grandioso demais e que qualquer coisa que o homem possa imaginar possa também ser criada. A dúvida fica mesmo, porque é difícil garantir uma veracidade ou uma ficção na história, especialmente pelo modo como o autor a expressou. Creio que nesse caso é simplesmente uma questão de acreditar ou não. Eu creio que a história seja ficção, mas não descarto a possibilidade de ser verdadeira. Obrigada mais uma vez pelo seu comentário. Ficarei feliz se você continuar acompanhando sempre o blog. Acompanharei sempre o seu... Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. É com grande satisfação que vejo iniciativas como a sua, de criar um Blog com este propósito.
    Sei que existem muitas pessoas que compartilham o gosto pela leitura e pelos filmes, pena ser tão dificícl encontrar estas no dia a dia, perto de você.

    ResponderExcluir
  6. olá marcia eu tambem li o livro, o primeiro da série.é claro q eu concordo com vc quanto a voltar no tempo.já vc comentou ser apaixonada por cristo, me chamou a atenção. dos ultimos dez livros q eu li esse ano eu fiz um comentario e uma breve observação de trez deles devido assuntos relacionados ao cristo. dá uma visitinha no meu BLOG e fique a vontade pra comentar ok?.........http://raulmars3.zip.net/

    ResponderExcluir
  7. Oi Márcia. Acabei de ler o volume 9 do livro Operação Cavalo de Tróia. Na verdade, posso dizer que devorei o livro (assim como devorei os oito livros anteriores)e posso afirmar: é simplesmente magnífico. Quem ainda não teve a oportunidade de ler este livro,sugiro que inicie sua leitura assim que possível. Garanto que não se decepcionará. Além der ter a vantagem de hoje já existirem publicados todos os nove livros, ou seja, não será como eu, que ao terminar de ler qualquer um dos volumes, tive que esperar vários anos até ser lançado o volume seguinte.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Márcia,
    Na noite de ontem acabei de devorar o 9º volume do Operação Cavalo de Tróia e, confesso, estou me sentindo meio órfã, pois, ao longo de cerca de 20 anos da minha vida passei, ora lendo, ora aguardando ansiosamente a edição do próximo volume e te digo: ficção ou não, o Jesus a nós apresentado por J. J. Benitez é mais do q qualquer descrição generosa q se faça Dele: fascinante, estimulante, apaixonante! Q criatura q, além de respeitar e admirar, passei a amar, verdadeira e incondicionalmente! Já li muita coisa na minha vida, mas está é, sem sombra de dúvida, a melhor obra de todos os tempos, na minha singela opinião, é claro.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luana... então, eu li o primeiro e parei por aí, porque havia lido algumas críticas dizendo que todos os livros eram muito parecidos. Mas ultimamente muita gente tem dito o contrário, e minha curiosidade está instigada... Gostei da visão do autor porque ele conseguiu fazer com que muitas pessoas amassem o Salvador. A maneira como ele O descreve é incrível. Beijo

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!