Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Livro: A Escrava Isaura e o Vampiro

Mês de outubro foi a estreia do Clube do Livro aqui de Tubarão, idealizado pelas grandes Karen Novochdlo e Kellen Baesso. Fantástico porque, além de encontrar antigos amigos, conhecer novos e bater um papinho para descontrair, temos uma ótima desculpa para sustentar o vício da leitura e o da compra de livros. O problema é quando o livro é chato, como foi o caso do primeiro A Escrava Isaura e o Vampiro, comédia de Jovane Nunes.


Comentei com uma das integrantes do clube que eu estava receosa de ser sincera e dizer o que eu realmente havia achado do livro, porque acreditava que minha opinião não se assemelharia à dos outros, e eu pareceria ridícula. Mas ao longo da conversa, percebemos que o livro não agradou muito o povo todo mesmo.

Mas antes de citar os podres, prefiro listar os poucos pontos positivos da obra. O autor conseguiu me atrair um pouco pelas críticas satirizadas aos problemas do Brasil. Conseguiu me fazer achar um pouco de graça nos problemas políticos e sociais do nosso país. Alguns trechos também foram bem bolados e até me arrancaram pequenos risos. Acho que pontos positivos se limitam a isso.

Então, o que dizer sobre o que me desagradou na história? Primeiro, comédia por si só não é meu estilo literário e cinematográfico preferido, mas ainda assim, existem algumas que são aproveitáveis. Não é o caso desta em questão, apesar de, como falei anteriormente, alguns trechos serem exceções. Mas de um modo geral, a obra perece aquelas comédias americanas forçadas, como por exemplo Todo Mundo em Pânico, ou ainda, um exemplo nacional mesmo, Zorra Total, quem sabe por ser o autor roteirista de alguns dos quadros do programa. As piadas do livro são cheias de clichês, forçadas e sem a menor criatividade. Há apelação sexual demais e tudo fora do contexto. E o pior, não consegui contar quantos erros gramaticais havia na obra. Achei incrível erros tão gritantes terem passado despercebidos pelos revisores. Vou tentar vender o livro em algum sebo. Embora minha crítica esteja denegrindo tanto a imagem da obra que dificilmente eu vá conseguir passá-la para a frente... hehehehe

Minha Nota: 4,0

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Adorei a resenha, Márcia! Sabe que eu tinha me prendido tanto às partes em que ri, que bloqueei as partes ruins, até a gente conversar no Clube. Também achei péssimo a quantidade de erros e os apelos sexuais. Mas valeu a experiência. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber... Sou viciada em livros e esse seria um título que me chamaria a atenção... rs

    Parabens pelo blog!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Kellen, eu também acho que valeu a experiência, sempre se tira algum proveito da leitura. Eu aprendi algumas palavras novas, e gostei do estilo de escrita do autor, apesar dos erros, como comentamos. Quem sabe as próximas obras dele sejam mais interessantes, né? Beijossss

    Oi, Tici... não tiro todo o mérito do livro, mas acho que você pode gastar seu tempo de forma mais proveitosa, caso não leia esse livro... hehehe
    Beijos e obrigada pela visitinha!!

    ResponderExcluir
  4. Você acha que é possível absorver alguma moral desse livro? ou ele é apenas entreterimento?

    ResponderExcluir
  5. Respondendo para o que escreveu o último comentário... Não tirei nenhuma moral desse livro, com certeza. É somente entretenimento mesmo. A única coisa que pude tirar de válido, que rendeu a nota 4,0, foi a maneira como o autor criticou os problemas do Brasil. Afora isso, o livro é pura comédia forçada. Abraços!

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!