Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Crendices do povão

Semana que passou, estive pensando em algumas das superstições que mais escutei durante a gravidez. Foi hilário quando comecei a listá-las. Mas também me lembrei de outras crendices que são muito faladas por aí, e tive a ajuda da minha querida tia Bi para trazer essas pérolas da história popular, que acabaram se tornando lei de preservação da vida. Pensei cá com meus botões "como essas coisas surgiram?". Eu não acredito muito nelas, mas já que o povo leva tão a sério, é melhor levar também, não custa nada evitar espelho quebrado, chinelo virado pra baixo e manga com leite. Aí vão algumas das que mais escutei na vida.

- Em noites de tempestade, é extremamente recomendado que os espelhos da casa sejam cobertos para que não reflitam os raios para dentro da casa;
(Nessa eu acredito, minha mãe que me ensinou. E eu não sou idiota de duvidar)

- A mulher menstruada não pode, de jeito nenhum, fazer maionese ou pão, porque vai deixar qualquer um dos dois uma nhaca. A menstruação faz desandá-las;

- Que inseticida o que... Quando há muita formiga, o melhor veneno é uma cruz de sal nas portas da casa. As formigas vão embora ligeirinho;

- O meu avô querido, seu Admar, contador de histórias da Cascata em Pelotas, fazia uma reza tiro e queda para espantar a tempestade. Ela ficava com medo e se mandava das redondezas;
(Preciso saber como era essa reza)

Estas escutei na gravidez, na dieta e durante a amamentação:

- Quando a mulher está amamentando, não pode de jeito nenhum receber visita de mulher menstruada, a menos que a mulher avise ao bebê sobre a menstruação, caso contrário, o leite da mãe seca;
(Quando a Kaline estava com quatro meses, meu leite secou. Será que recebi visita de mulher menstruada e a danada não falou nada? Depois o leite voltou, decerto a mulher se arrependeu e avisou a Kaline que tinha me visitado naqueles dias)

- As mais clássicas de todas. Na dieta, nada de lavar a cabeça, nem abrir a geladeira. É muito perigoso;
(Será que os cascões que formam na cabeça por ficar 40 dias sem lavá-la não são perigosos?)

- Dessa eu fiquei com medo. Sabe aquele arrozinho queimado no fundo da penela? Pois é, comê-lo na gravidez pode causar aborto;

- Para descer bastante leite, a mãe tem que se entupir de caldo de cangica e cerveja preta.
(Não ingiro bebida alcoólica, então tomei o dobro de caldo de cangica. Delícia!)

- Quando perguntei essa pro médico, ele se assustou. Cabelo comprido na gravidez ou depois que o bebê nasce pode dar anemia na mãe;

- Nunca, jamais, em hipótese alguma, coma manga e beba leite ao mesmo tempo ou por um espaço curto de tempo. É extremamente mortífero. O mesmo se aplica a uva com melancia;
(E eu virei zumbi, porque uma das vitaminas que mais amo é a de manga com muuuuuuuito leite)

- Vou ter que contar a história desta: Quando eu tinha uns 6 anos, minha mãe e eu fomos visitar uma amiga dela. Eu, cansada dos papos chatos de adulto, fui brincar na areia. Uma menininha da vizinhança, que também brincava por lá, disse que brincar com areia causa a morte da mãe. Entrei toda assustada para ver se minha mãe ainda estava viva;
(Hoje eu imagino que a mãe dessa menina, receosa que ela fosse se sujar demais, soltou essa pra coitadinha da filha)

Por enquanto, lembrei-me dessas. Quero mais algumas para incluir nessa lista, hein! Quanto mais melhor.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Adorei essas crendices,Márcia com certesa vou aplicá-las.
    Qualquer dia te mando algumas.
    Beijos e adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Xica,

    Ótima essa!!! De algumas eu nem lambrava!!! Não sei da reza do Vozinho mas o Tio Orobaldo (que Deus o tenha) fazia uma cruz com o facão na frente da casa, dizem que a tempestade se dividia em dois, ia uma metade pra cada lado e não passava na casa. TE METE HEIN!! hheheheh
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, e como essas coisas mexem com a nossa cabeça. Tem que ver aquelas que são passadas pelos pais. E como eles sempre tem razão, fica difícil retrucar as crendices!

    ResponderExcluir
  4. tiaaaaa!!!!!!
    adorei,kkkk e lembro de termos tido uma sessão de riso contando algumas dessas crendices!! Eu lembro quando vc falou pro Dr Otto a do cabelo,kkkk
    Bjussssssss

    ResponderExcluir
  5. Falando nisso, Dena, a novela Caminho das Índias que o diga, não?! Quantas crendices eles têm!
    Aqui conheço uma - que foge completamente do tema gravidez - sobre o pernil do porco, que precisava ser cortado na ponta antes de assar, costume estendido durante anos. Só muitas gerações depois é que o povo ficou sabendo: isso foi criado porque antigamente os fornos eram bem pequenos, hehe.

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Anaaaaaaaaaa... kkkkkkkkkk... Você se lembra de mais algumas que comentamos na época?

    ResponderExcluir
  7. Hahahaha... verdade, Marcinha. Conheço essa.

    ResponderExcluir
  8. Vi, eu acho que é essa mesma, da cruz com o facão. Vou confirmar com a Tia Bi, mas acho que o vô fazia essa cruz tbm... só que tem uma reza junto, né? Senão não dá certo... hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Minha avó dizia que não pode andar de "fasto" se não a mãe morre. e q gavetas abertas atraem morte para casa. quem responde pra madrinha o vento leva embora.se fazer careta pelas costas da mãe, de noite vê as mesmas caretas...e muito mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nosso Brasil é cheio de crenças... :D... Essa do vento eu não conhecia... hehehe
      Abração!

      Excluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!