Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Qual é seu tipo psicológico?

Gosto de pensar que a personalidade é subjetiva: cada um tem a sua. Mas há basiamente oito tipos de personalidade que descrevem superficialmente todos nós. Isso foi o que afirmou Carl Jung, psiquiatra e psicanalista suíço, que desenvolveu a teoria dos tipos psicológicos. São eles:

- Os extrovertidos
Gostam de interagir com outras pessoas e, de um modo geral, concentrar-se na parte externa das pessoas. Ou seja, não perdem muito tempo pensando na vida.

- Os Introvertidos
Gostam de filosofar, gastar um tempo sozinhos, e procurar soluções nas próprias ideias e pensamentos.

- Os Sensoriais
Concentram-se nos fatos e detalhes e gostam de resolver as coisas na prática. São pessoas realistas, não sonham muito.

- Os Intuitivos
São os mais criativos, tentam entender todos os fatos. Para eles tudo tem uma explicação, um significado. E as decisões quase sempre são tomadas baseadas na lógica ou valores pessoais.

- Os Pensadores
São democráticos e justos. Analisam sempre os prós e contras nas decisões.

- Sentimentais
As decisões são muito relacionadas aos sentimentos acerca do assunto e, especialmente, em como os outros serão afetados. Pensam muito no bem-estar dos próximo. Também são justos, tentam achar a decisão que vai agradar gregos e troianos.

- Julgadores
São rápidos na tomada de decisões. Só se contentam quando as decisões são tomadas.

- Perceptivos
São muito inseguros na tomada de decisão. Geralmente as deixam em aberto. Não confiam no próprio taco.

Basicamente são esses os tipos de personalidade estudados por Carl Jung. Eu me considero sentimental e ao mesmo tempo perceptiva. Mas creio que existam milhares de combinações possíveis para cada cabeça. É interessante estudar sobre as personalidades, porque fica mais fácil compreender por que existem tantas divergências de opinião.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!