Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Homens, Cuidem-se!

Há alguns meses, o governo brasileiro lançou uma campanha para incentivar o homem a cuidar mais da saúde. É preciso mesmo. Acompanho o dia-a-dia dos homens da minha família e vejo como eles têm dificuldade em tomar alguns cuidados para preservar a saúde, especialmente quando esses cuidados são relacionados à alimentação. Tiro o chapéu para o meu pai, que cuida da alimentação muito bem e faz exercícios fisicos diariamente desde... sei lá... quando eu nem era nascida ainda. Mas de um modo geral, segundo minhas análises com pessoas próximas, os homens sempre se descuidam mais que as mulheres. Comem mais porcarias e são mais sedentários. Podem falar mal das mulheres ao volante, mas os acidentes de trânsito ainda são bem mais frequentes entre os homens do que mulheres. E não é porque homens são maioria no trânsito, conforme usam como desculpa os homens com quem já discuti sobre o assunto, é porque eles são mais barbeiros mesmo... não, brincadeira, é porque são mais descuidados, acham que acidentes nunca vão acontecer com eles e porque não têm muita paciência para obedecer limites de velocidade ou outras regras que os obrigam a ir com mais calma.

Algumas das observações feitas pelo Ministério da Saúde são as seguintes: os homens esperam para ir ao médico só quando a vida social está sendo prejudicada demais por causa de uma doença, quando não conseguem mais trabalhar ou já não suporta mais aquela dor danada. As mulheres procuram o médico quando percebem algum indício de que não está bem, e ainda fazem anualmente o check up. Ah, e o homem tem que mostrar que é macho, que não pode se debilitar. Não sou eu quem diz isso, tá? Vai lá na fonte e lê a matéria.

Então, o Ministério da Saúde constatou que de três adultos que morrem, dois são homens. E que os homens mantêm uma média de vida de 7,6 anos abaixo das mulheres. A mulherada é mais cuidadosa, viu?

Outra razões que podem ajudar a mulher a ter uma saúde mais vigorosa são as condições fisiológicas a que estão sujeitas. Nós reclamamos da menstruação, mas ela tem muitas vantagens, já que junto com o sangue inutilizado pelo corpo, nós eliminamos diversas toxinas. Os homens, coitados, acumulam durante toda a vida essas toxinas que as mulheres dispensam todos os meses. Há outros fatores bem interessantes que encontrei aqui. Dá só uma olhada.

Fonte: O Globo

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!