Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Livro: Pequena Abelha

Comentei no post anterior que sábado tivemos mais uma reunião do Clube do Livro, a última do ano. E demos os pareceres a respeito do livro que lemos em novembro Pequena Abelha (Chris Cleave), sobre o qual está sendo produzido um filme, estrelado por Nicole Kidman. Na sinopse do livro, exposta na contra-capa, o autor e demais colaboradores pedem encarecidamente que a história não seja revelada antes que o livro seja lido, porque ela é especial demais. Por conta disso, eu não vou explorar demais os detalhes para respeitar essa espécie de "corrente" que o livro provocou. Mas alguns pequenos aspectos creio que não seja problema algum que eu revele.

Por exemplo, que o enredo se baseia na vida distinta de duas mulheres que se encontraram por acaso, e que por força de circunstâncias dramáticas, ocorridas em um dia, acabaram por fazer parte uma da vida da outra de forma tão familiar e íntima que acabaram mudando seus futuros para sempre. Também posso revelar que se trata de uma história que tematiza um problema social desconhecido ou por alguns quem sabe até conhecido, mas ignorado. E posso também descrever um pouquinho da personalidade das protagonistas. Abelhinha, menina em quem a história toda se baseia, é alheia ao mundo contemporâneo, porque viveu grande parte de sua vida em uma área isolada da Nigéria, a área em que a felicidade do povo se traduz principalmente nas brincadeiras ingênuas, parecidas com as que éramos acostumados a escutar de nossos avós, contato total com a natureza, isolamento total de televisão, livros e muito mais internet. Quem sabe um rádio velho, nada muito além. Sarah, ao contrário, jornalista de uma grande revista, classe alta, totalmente ligada a todas as modernidades possíveis. Mãe de um menino sapequinha de quatro anos, que jura ser o Batman, e insegura em quase todos os aspectos da vida. Não tem muito claro o que quer da vida, por isso toma decisões meio precipitadas. Mas tem um aspecto muito claro, é idealista, só que tão acostumada com o mundo que escolheu, não tem muita coragem de mudar seu estilo para encarar o que de fato gosta. Exceto por uma escolha rídicula que fez, Sarah tem praticamente todas as qualidade que eu gostaria de ter.

O livro é muito bom, bem escrito, empolgante e cativante. Só é triste demais, e um cadinho pesado e exposto, em vários aspectos. Mas creio que sejam características necessárias para a intenção do autor, que é chamar a atenção dos leitores para uma realidade tão distante de todos nós, mas que indiretamente nos afeta, sem percebermos ou até mesmo, como é o meu caso, sem sabermos.

Minha Nota: 8,0

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Olá Márcia,
    agradeço por passar lá no meu blog e não poderia ser diferente, estou retribuindo.
    Parabéns pela alegria que você recebeu. Sei bem o que significa, principalmente agora que vou ser Avô pela primeira vez!
    Nasce em Maio, mas já estamos sentindo a presença desse presente.
    Sucesso pra você e família.

    ResponderExcluir
  2. Márcia Denardi minha querida, mais uma vez parabens!!!Você sabe que vendo você citar algumas caracteristicas dessa bela leitura que deve ser esse livro, eu sentia com que prazer você fala da leitura de um livro. Parabens, sem querer ser redundante, mais passar atraves da escrita o sentimento que se expresa, não é pra qualquer um. Você conseguiu me pasar isso. O seu amor, o seu sentimento em relação ao que descrevia. Um beijo no seu coração viu. De belisima qualidade a leitura do seu blog.

    ResponderExcluir
  3. É um livro difícil de resenhar, heheheheh. O autor pede muito segredo.
    Também gostei do livro. Espero que esteja gostando do livro

    ResponderExcluir
  4. William, parabéns pelo aumento na família. Você será abençoado demais com esse netinho. Aó não vai mimá-lo demais... hehehhe...
    Seu blog é muito joia. Passo lá todos sempre que posso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo do blog De Tudo um Pouco. Fiquei muitíssimo feliz com suas palavras. É bom saber que minha leitura contribuiu um pouco para você. Gostei muito da sua maneira descontraída de expressar sua opinião. Uma leitura muito agradável e de assuntos que merecem atenção. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Amei a leitura e me apeguei demais à Abelhinha. É difícil mesmo de resenhar, mas muito indicado para leitura. :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. oii!
    eu tb li e resenhei no meu blog, tb gostei da historia, talvez mt mais do que queria ter gostado. Eh realmente mt triste e qd vc pensa que tudo vai terminar felizes para sempre...so piora de vez.
    Mesmo eh uma boa indicaçao :D

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!