Temas sociais

Devaneios da Xica | Análise do Cotidiano

Literatura

Filmes & Séries

Covers

Ciência & Espiritualidade

Xica Responde | Top Comments

Resenha Crítica de Filme: Zona Verde

Para mim nunca é sacrifício assistir a algum filme que tenha Matt Damon no elenco. Além de ser um ator maravilhoso, com muito talento, ele é meu gatinho de Hollywood. Mas sem lengalenga. Hoje quero falar sobre o longa Zona Verde, de 2010, que apesar de não ser muito original em alguns quesitos, justamente por se tratar de um filme de guerra, traz uma novidade: não retrata os EUA como santos, e a oposição como o demônio.

Sinopse: O filme relata a luta de Roy Miller (Matt Damon), o subtenente do exército dos EUA, que lidera uma equipe de soldados norte-americanos em Bagdá, no ano de 2003, e que tem a missão de encontrar informações e buscar armas de destruição em massa que estão supostamente escondidas no Iraque. Só que no meio dessa busca, Roy acaba se deparando com alguns fatos que denotam uma grande corrupção envolvendo líderes do governo norte-americano, e uma rede de mentiras que levaram os países a mais guerras.

Crítica: Na verdade, o filme, que é baseado em fatos reais e no livro A Vida Imperial na Cidade Esmeralda, de Rajiv Chandrasekaran, mostra a grande obscuridade por trás dessa guerra, e como foram montados os esquemas para que os interesses políticos fossem mascarados e revertidos em uma aparente "preocupação" pela população. A produção não foi muito aclamada, como vários outros ótimos filmes do gênero, já que o público infelizmente não se interessa pelo assunto. No entanto, ajudou um pouco o público a perceber que as notícias sobre o tema, já que ele ainda é bastante atual, são bastante superficiais. Muita informação ficou sem esclarecimento, exatamente porque a invasão não teve uma explicação clara. Essas armas, aparentemente, foram uma invenção e uma bela desculpa para que o exército americano invadisse o Iraque. E não se sabe ao certo, até hoje, se elas de fato existiram. Outro detalhe que muito me agradou foi a crítica severa contra a imprensa, ou no caso do filme, uma jornalista específica, que na época publicou informações não confirmadas sobre a existência dessas armas, tomando como base informações concedidas por um figurão do Pentágono. Também merece destaque, o ator Khalid Abdalla, que protagonizou o filme O Caçador de Pipas, como Amir, e em Zona Verde, fez o papel de Freddy, iraquiano que cansado das injustiças do país, decide ajudar Roy na busca pelas armas em massa.

Minha Nota: 8,0

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei bem feliz se você deixar um comentário. Logo retornarei, então dá uma olhadinha amanhã, que sua resposta já vai estar aqui. Beijos!